6 de janeiro de 2009

Top 5 - Livros que Zabumba leu e amou em 2008

Tia Julia e o escrevinhador de Mário Vargas Llosa, 1977.
História de Varguitas, um jovem peruano com ambições literárias que se apaixona por uma tia com quase o dobro da sua idade. Em paralelo a esse romance proibido conhecemos outros personagens que giram em torno do mundo das radionovelas na Lima dos anos 50.
Depois de ter de-tes-ta-do eu Travessuras da Menina Má eu quase desisti desse cara, mas resolvi dar uma segunda chance. Ainda bem! Amei esse livro! Foi o melhor de 2008! Agora já tem mais um dele na fila pra desempatar.


As Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath) de John Steinbeck, 1939.
Relata a história dos Joads, uma família pobre do estado de Oklahoma que, durante a Depressão de 29, se vê obrigada a abandonar suas terras, perdidas por dívidas bancárias, e rumar em direção à Califórnia.
Por essa obra, Steinbeck recebeu o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1962.
O cara escreve bem demais da conta! É quase poético. É um livro bem grande (Zabumba só gosta de livro com pelo menos 200 páginas!), mas valeu cada minuto. Agora tem que esperar o dólar baixar pra poder comprar mais livros dele na Amazon. E vou ver o filme que fizeram, lá em 1940, que Mr. Black falou que também é bom.


Mr Vertigo de Paul Auster, 1994.
Conta a história do menino Walter Rawley que é resgatado das ruas de Saint Louis pelo estranho e misterioso Mestre Yehudi que promete lhe ensinar a voar.
A única coisa que eu digo é que esse é meu escritor favorito nesse mundo! Isso num chega a ser novidade pra ninguém, mas depois de ter lido praticamente TODOS os livros dele, Zabumba agarante, esse é o melhor!

The Post-Birthday World de Lionel Shriver, 2007.
Irina McGovern é uma ilustradora de livros infantis que tem um casamento feliz-mas-meio-monótono com Lawrence. Na ausência do marido ela aceita jantar com um amigo do casal para celebrar o aniversário deste. Depois de muitos drinks e muito papo começa a “rolar um clima”. O livro se desenvolve explorando paralelamente as duas possíveis vidas que Irina poderia ter levado a partir da decisão de resistir ou não ao impulso de ser infiel.
O livro é mega grande, mas eu amei de paixão e fiquei fãzoca da Lionel. No Brasil ela só tem um livro traduzido: Precisamos falar sobre o Kevin que Zabumba ganhou de Natal e está doidinha pra ler.

How the Garcia Girls lost their accents de Julia Alvarez, 2005.
A história da família Garcia, que foge da República Dominicana para se exilar nos Estados Unidos. A narrativa é feita do ponto de vista alternado das 4 filhas do casal e com a cronologia invertida: dos efeitos de uma vida num país com a identidade diversa das meninas até os dias anteriores a fuga. É muito interessante a maneira que ela escolheu contar a história e muito bem escrito!

Mais 5 que também merecem destaque e completam o top 10:
Timbuktu, Paul Auster
The Water Method Man, John Irving
Eu sou o mensageiro, Marcus Zusak
The Secret life of bees, Sue Monk Kidd
Persépolis, Marjane Satrapi

3 comentários:

Anônimo disse...

Até agora a minha guru de indicação de livros era a Cora Rónai, na falta de outra mais próxima. Mas agora temos Zabumba, com indicações requintadíssimas que dão água na boca só de ler os comentários. Pena que o tempo é pouco para todas as atrações da vida, que incluem também ler, mas nem sempre... Obrigada por compartilhar com a "massa" os seus prazeres literários!!!

asleeponasunbeam disse...

Baixou o Nick Hornby em Zabumba?

Devo dizer que li o Tia Júlia por indicação deste maravilhoso blog, e também amei! Mas acho que amei mais as Travessuras da menina má, que Zabumba não gostou...
Agora Paul Auster, sem comentários... se eu pudesse me casava com ele e o obrigava a escrever para mim todos os dias!
Você já leu o último? Eu gostei muito.
Beijos

zabumba disse...

Taí Nick Hornby eu ainda num li... Li o último sim e gostei muito, mas já estavamos em 2009 quando eu li. Quem sabe entra na seleção do ano que vem?