12 de dezembro de 2009

Top 5 - Livros que Zabumba leu e amou em 2009

Zabumba leu bem menos livros esse ano em comparação ao ano passado. 17 contra 33! Sinal de que teve menos tempo livre, o que deve querer dizer mais trabalho. Então, no fim, não foi uma coisa tão ruim assim já que Zabumba gosta muito do que faz. Pelo menos esse ano foi mais fácil fazer essa seleção.
Sem mais aí vai top 5 desse ano. Essa ordem é aleatória e não de preferência.
1) A Viagem do Elefante - José Saramago
Conta a viagem do elefante Salomão, que foi dado de presente pelo rei de Portugal Dom João III ao arquiduque austríaco Maximiliano II, de Lisboa até Viena. Saramago já era um dos meus escritores favoritos, mas esse livro é realmente divertido.

2) Grandes Esperanças - Charles Dickens
Considerada uma das grandes obras do autor junto com David Copperfield e Oliver Twist, conta a vida de Pip da infância pobre até uma vida adulta na qual consegue prosperar devido a um patrocinador misterioso. Fiquei apaixonada por esse livro! Ele é tudo, muito bem escrito, tem partes muito engraçadas, poréticas e de chorar também. Engraçado que eu já tentei ler outros livros dele antes e depois desse e num rolou a mesma "ernegia". Não sei o que acontece.

3) Na praia - Ian McEwan
Esse escritor foi minha grande descoberta desse ano. Depois de Na Praia já li mais dois livros dele exelentes e já tem mais um na estante me esperando. É meu novo Paul Auster. Isso quer dizer que eu vou ficar obcecada com ele até conseguir ler TODOS os livros que ele já tiver escrito. Eu escolhi colocar esse livro na lista e não os outros porque foi o primeiro que eu li, o que causou esse novo "problema". E também porque tem ele traduzido em português e pra vender em quase todas as livrarias se algum zabumbeiro quiser comprar.

4) Precisamos falar sobre o Kevin - Lionel Shriver
Essa mulher também entrou na lista do ano passado com The Post-Birthday World. Ela deve ser muito boa mesmo porque esses foram os 2 únicos livros que eu li dela.
Esse livro são uma série de cartas que a a mãe do Kevin, um menino americano de 16 anos que cometeu uma daquelas chacinas na escola, escreve para o pai dele. O livro é pesado de ler, difícil de entender o que se passa pela cabeça dos personagens, como alguém pode pensar aquelas coisas, mas é muito bom. Vale a pena mesmo. Lionel é uma séria candidata a Paul Auster também.

5) A fogueira das vaidades - Tom Wolfe
O livro relata a história de um bam-bam-bam de Wall Street que atropela um jovem negro num dia em que acidentalmente vai parar no Bronx. Tem as dificuldade em manter as aparências da classe alta americana, as armações da mídia pra vender mais jornal, líderes de comunidade querendo se dar bem, a polícia querendo ficar bem na fita... Tudo isso junto vai dando um nó danado num trama super bem construída. Em 1990 eles fizeram um filme com o Tom Hanks desse livro que, não sei se precisa dizer essa parte, é uma porcaria. Não explica nada e muda o livro todo. Esse também é bem grandão, mas Zabumba adorou.

Mais livros no final do ano que vem.

4 comentários:

asleeponasunbeam disse...

Já aproveitei muito as dicas de Zabumba, e acho que só o fato de ela comparar todo mundo que é bom a Paul Auster já é um bom indicativo da nossa sintonia literária (aliás, recebi da Amazon, na semana passada, o 'Invisible' - último livro do P.A. - em hardcover. Você já tem???)
Estou doida para começar a ler Ian McEwan. Pelo que você disse, tenho certeza de que vou amar! Por onde você indica que eu comece?
bjs

A.Lee disse...

Olha, a capricorniana sou eu, mas nunca vi ninguém organizar tanto as suas leituras como Zabumba, que não só conta por ano quantos leu (eu não tenho a MENOR idéia) como hierarquiza por ordem de preferência e ainda oferece um sumário com comentários para orientar os zabumbeiros de plantão. Fora isso, também adoro as dicas e fico com vontade de ler todos, apesar de que os enormes (que Z. adora) me dão preguiça. Feliz 2010 literário pra você, Zabumba !

ana k. disse...

moça,
que inveja (da boa) que me deu da sua lista. eu nunca consigo listar minhas leituras. também ando apaixonada pelo mcewan. lendo tudo o que posso dele. também é meu novo auster. beijo. bom ano novo! vamos nos encontrar?

Sissi disse...

Fiquei curiosa em conhecer McEwan.
Me empresta um? Aliás, vc é minha maior "emprestadora" de livros.